“MAIS UM LIVRO IMPRÓPRIO CHEGA ÀS ESCOLAS DE S.P.”

 
Dando minhas voltinhas habituais pelos blogs amigos,li uma matéria no excelente blog Estúrdio da minha
querida amiga New, que me deixou horrorizada. Leia a notícia e pasmem:
 
"Um livro destinado a adolescentes foi distribuído a crianças de 9 anos pelo programa ‘Ler e Escrever’,
do governo do estado de São Paulo. A Secretaria de Educação do governo do estado determinou o recolhimento
de todos os exemplares, que tinham chegado às escolas da rede pública há 15 dias.

A obra, que havia sido escolhida como material de apoio para alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental,

tem dois poemas considerados inadequados à série, ambos escritos pelo poeta mato-grossense Joca Reiners Terron.
O problema está na ironia, que crianças desta idade escolar ainda não conseguem decifrar.

Na poesia ‘Manual de auto-ajuda para supervilões’, há uma frase que diz ‘Nunca ame ninguém. Estupre’.

No mesmo poema, os alunos ainda encontraram frases como ‘Tome drogas, pois é sempre aconselhável ver o panorama do alto’ e ‘Seja um pouco efeminado. Isso sempre funciona com estilistas’.
A outra poesia, ‘Perdido nas cidades’, tem um trecho que fala de um esquimó;
‘Meu amigo esquimó nunca me deixa só. E, quando estou prestes a congelar, ele mija em cima de mim’.

Esse é o terceiro caso de problemas com o material escolar registrado nas escolas estaduais de São Paulo neste ano.

Em março, alunos da 6ª série do ensino fundamental receberam livros de Geografia com informação errada , em que o Paraguai aparecia duas vezes no mapa e o Equador sequer era ilustrado.
 
 
Eis o livro em questão: 
 

Clique aqui para ampliar

"QUANTA IRRESPONSABILIDADE MEU DEUS!!!"

 

Deixe um comentário

maio 2009
S T Q Q S S D
    jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
